Teste do pezinho ajuda a prevenir doenças e levar mais qualidade de vida para o bebê

Postado por: John 06/06/2021 0 Comentários Saúde, Saúde Infantil,

Conhecido como Teste do Pezinho, a triagem neonatal é um dos principais exames realizados pelo hospital no recém-nascido é indispensável para a detecção de doenças e início precoce do tratamento, em 1992, o Ministério da Saúde tornou a realização do exame obrigatória em todo país.

Para realizar o teste, os profissionais da saúde coletam pequenas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, elas são encaminhadas para análise para que os médicos possam identificar doenças como:

  • Doença falciforme e outras Hemoglobinopatias: a doença é causada por um defeito na estrutura da Hemoglobina, que leva as hemácias a assumirem a forma de lua minguante quando exposta a determinadas condições como febre alta, baixa tensão de oxigênio, infecções e etc. As alterações genéticas do paciente são transmitidas de geração em geração.

  • Deficiência de biotinidase: doença metabólica hereditária causa um defeito no metabolismo da biotina. Ela se manifesta a partir da sétima semana de vida com distúrbios neurológicos e cutâneos.

  • Fibrose cística: a fibrose cística é uma doença hereditária considerada grave que afeta os pulmões e o pâncreas, num processo obstrutivo causado pelo aumento da viscosidade do muco. Nos pulmões. esse aumento na viscosidade bloqueia as vias aéreas propiciando a proliferação bacteriana, o que leva à infecção crônica, à lesão pulmonar e ao óbito por disfunção respiratória. No pâncreas, quando os ductos estão obstruídos pela secreção espessa, há uma perda de enzimas digestivas, levando à má nutrição.

  • Hipotireoidismo congênito: é uma emergência pediátrica causada pela incapacidade da glândula tireoide do recém-nascido em produzir quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos. Sem o diagnóstico e tratamento precoce, a criança terá o crescimento e desenvolvimento mental seriamente comprometidos.

Fonte: Ministério da Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS), costuma realizar outros testes como o da Orelhinha, Olhinho, Linguinha e Coraçãozinho. Converse com seu médico para tirar todas as dúvidas sobre o sobre o exame.