A GlobalFarma não envia boletos de cobrança caso receba algum favor não pagar pois se trata de fraude, todos nossos pagamentos são Intermediados pela pagseguro. Em caso de dúvidas entre em contato com nossa equipe telefone e WhatsApp

Teste do pezinho ajuda a prevenir doenças e levar mais qualidade de vida para o bebê

Postado por: John 06/06/2021 0 Comentários Saúde, Saúde Infantil,

Conhecido como Teste do Pezinho, a triagem neonatal é um dos principais exames realizados pelo hospital no recém-nascido é indispensável para a detecção de doenças e início precoce do tratamento, em 1992, o Ministério da Saúde tornou a realização do exame obrigatória em todo país.

Para realizar o teste, os profissionais da saúde coletam pequenas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê, elas são encaminhadas para análise para que os médicos possam identificar doenças como:

  • Doença falciforme e outras Hemoglobinopatias: a doença é causada por um defeito na estrutura da Hemoglobina, que leva as hemácias a assumirem a forma de lua minguante quando exposta a determinadas condições como febre alta, baixa tensão de oxigênio, infecções e etc. As alterações genéticas do paciente são transmitidas de geração em geração.

  • Deficiência de biotinidase: doença metabólica hereditária causa um defeito no metabolismo da biotina. Ela se manifesta a partir da sétima semana de vida com distúrbios neurológicos e cutâneos.

  • Fibrose cística: a fibrose cística é uma doença hereditária considerada grave que afeta os pulmões e o pâncreas, num processo obstrutivo causado pelo aumento da viscosidade do muco. Nos pulmões. esse aumento na viscosidade bloqueia as vias aéreas propiciando a proliferação bacteriana, o que leva à infecção crônica, à lesão pulmonar e ao óbito por disfunção respiratória. No pâncreas, quando os ductos estão obstruídos pela secreção espessa, há uma perda de enzimas digestivas, levando à má nutrição.

  • Hipotireoidismo congênito: é uma emergência pediátrica causada pela incapacidade da glândula tireoide do recém-nascido em produzir quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos. Sem o diagnóstico e tratamento precoce, a criança terá o crescimento e desenvolvimento mental seriamente comprometidos.

Fonte: Ministério da Saúde

O Sistema Único de Saúde (SUS), costuma realizar outros testes como o da Orelhinha, Olhinho, Linguinha e Coraçãozinho. Converse com seu médico para tirar todas as dúvidas sobre o sobre o exame.