Dia do Oficial de Farmácia: Entenda como acontece a atuação deste profissional

Postado por: John 05/09/2019 0 Comentários Saúde,

Em 5 de setembro é celebrado o Dia do Oficial de Farmácia. A data é comemorada no mesmo dia em que aconteceu a primeira convenção dos oficiais de farmácia, em setembro de 1953, na Biblioteca Municipal de São Paulo.

O oficial de farmácia muitas vezes, ocupa a função de responsável técnico de drogarias. Nesse caso, é preciso distinguir o trabalho nas drogarias e a atividade realizadas nas farmácias. A primeira apenas comercializa medicamentos e produtos farmacêuticos, já a segunda pode realizar a manipulação de fórmulas. Neste caso, o oficial de farmácia atua como um auxiliar do farmacêutico.

Para ser oficial de farmácia é necessário ter formação especializada na área. Existem escolas aprovadas e certificadas por órgãos federais que oferecem cursos para a formação deste profissional. Esse período de estudo e o certificado são necessários para que o Conselho Regional de Farmácia possa inscrever o oficial na região em que ele atuará, habilitando-o para o exercício da profissão.

Sempre que você passar por uma drogaria ou farmácia, poderá ser atendido por este profissional, que está sempre pronto para orientar os clientes e auxiliar no que for possível. Parabéns aos oficiais de farmácia pela contribuição!