Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância reforça a criação de medidas que garantam a proteção de crianças

Postado por: John 12/10/2020 0 Comentários Saúde, Saúde Infantil,

A Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância foi instituída pelo Congresso Nacional através da lei 11.523, de setembro de 2007. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de formar cidadãos que possam conviver em uma cultura de paz e civilidade.

Qual fase da vida corresponde à primeira infância?

A primeira infância é o período correspondente à concepção do bebê e vai até os seis anos de idade, quando o cérebro humano está em desenvolvimento e a criança está em uma fase de profundo aprendizado, aprendendo a se movimentar, a interagir socialmente e afetivamente com as pessoas ao seu redor.

Por que é tão importante garantir a segurança na primeira infância?

Por ser uma fase em que estão mais suscetíveis aos estímulos externos, a primeira infância deve ser vivida com toda a segurança em um ambiente saudável e equilibrado para que possam receber todo suporte social, educacional e alimentício, convivendo de maneira saudável com sua família.

Como a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância pode contribuir para que as crianças nesta fase cresçam mais seguras?

Realizada de 12 a 18 de outubro, a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância propõe que o setor público realize atividades educativas, se unindo a entidades da sociedade civil para orientar a população sobre a importância de proteger as crianças da violência e como isso ode contribuir para que sejam adultos mais equilibrados e bem preparados para a vida em sociedade.

O acesso à saúde, educação, alimentação de qualidade, moradia adequada e saneamento básico também devem compor o ambiente em que as crianças irão crescer. Isso significa que políticas públicas criadas em conjunto podem ajudar a transformar a sociedade e beneficiar as crianças.