Semana Mundial da Amamentação e o alerta para evitar o risco de transmissão da Covid-19

Postado por: John 01/08/2020 0 Comentários Saúde, Saúde da Mulher, Saúde Infantil,

Neste ano, a pandemia de Covid-19 serviu de alerta para que a população investisse no reforço à imunidade através de alimentação saudável. Para todo ser mamífero, incluindo os humanos, esse reforço começa com a amamentação.

A Semana Mundial da Amamentação tem como objetivo reforçar a importância do aleitamento materno nos primeiros meses de vida do bebê. Sendo uma forma de alimentação natural e sustentável, além de contribuir com uma melhora em indicadores sociais e econômicos, prevenindo o surgimento de doenças infecciosas, respiratórias, cáries dentárias e até diminuindo a severidade de diarreias.

Em tempos de pandemia e de altas taxas de risco de contaminação pelo novo Coronavírus, as orientações à mãe e aos familiares dos bebês, sobre riscos de transmissão deve ser reforçada.

Não existem evidências sobre o risco de transmissão do vírus Sars-Cov-2 através do leite materno

De acordo com o Portal de Boas Práticas da Fio Cruz, estudos recorrentes vêm sendo realizados para identificar se o vírus está presente no leite materno. Até agora, nenhuma evidência científica aponta a transmissão da Covid-19 através da amamentação.

A amamentação pode continuar mesmo que haja a confirmação do caso de Covid-19 desde que respeitados os cuidados com a higienização e a orientação médica

As mães que estão sob suspeita ou que tiveram resultados de exames positivos para o novo Coronavírus podem continuar amamentando, desde que sigam todas as orientações de segurança e higienização como lavar as mãos por até 20 segundos, usar álcool em gel 70%, usar máscara para evitar o contato com gotículas que possam contaminar a criança, evitando falar ou tossir enquanto amamenta.

O que fazer caso a mãe não possa amamentar o bebê?

Antes de tocar nos equipamentos e recipientes que auxiliarão na retirada do leite materno, as mulheres devem realizar a higienização das mãos, lavando-as com água e sabão por 20 segundos. O responsável pela alimentação do bebê também deve tomar todos os cuidados de higiene. Ambos também devem seguir recomendações médicas antes da realização dos procedimentos.

Todas as recomendações se baseiam em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde com o objetivo de garantir que os bebês, principalmente os recém-nascidos, possam receber o alimento que contribui para reforçar sua imunidade não só nesta fase, mas no decorrer da vida. A amamentação é fundamental e as mães devem receber orientação adequada para cuidar de seus filhos com segurança.