Dia Nacional do Cego: inclusão, respeito e diversidade

Postado por: John 13/12/2022 0 Comentários Saúde,

O Dia Nacional do Cego ou Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual foi criado em 1961 com o objetivo de reduzir a discriminação e o preconceito sofrido por pessoas cegas, promovendo a inclusão social.

A deficiência visual pode ser classificada de duas formas, como cegueira ou como baixa visão. A primeira diz respeito às pessoas que não enxergam ou que possuem o sentido bastante limitado com percepção mínima de luz. Já as pessoas com baixa visão conseguem enxergar materiais com letras ampliadas ou utilizando lentes de aumento.

A luta contra o capacitismo também é uma das bandeiras levantadas pelo Dia Nacional do Cego. Trata-se do preconceito contra as pessoas com deficiência e pode ser visto de várias formas, quando as pessoas se referem às outras com deficiência de forma a infantilizá-las, a colocá-las na posição de heroínas ou como coitadas. As pessoas com deficiência visual, sejam cegas ou com baixa visão, sofrem diversas formas de preconceito ao longo da vida, como a falta de acessibilidade, a negação de suas habilidades, etc. 

Tudo isso torna indispensável o compartilhamento de informações que ajudem a reduzir atitudes capacitistas e a espalhar conhecimento sobre as melhores ações para promover inclusão e acessibilidade nas escolas, nas ruas, comércios e estabelecimentos em geral.