Dia Internacional da Mulher: conheça conquistas marcantes delas

Postado por: John 08/03/2020 0 Comentários Saúde, Saúde da Mulher,

No final do século 19, início do 20, milhares de mulheres por todo mundo começavam a se mobilizar para conquistar independência de pais e maridos, além de melhores condições de trabalho, direito à participação política e igualdade.

Uma das histórias mais famosas sobre a criação do Dia da Mulher foi em 1857, em Nova York, nos Estados Unidos, quando centenas de trabalhadores de uma fábrica faziam reinvindicações por melhores condições de trabalho e um incêndio criminoso foi iniciado.

Mais que um dia para dar flores e presentes, o dia 8 de março é a data que acentua a luta da mulher por igualdade e reconhecimento. Muitas mulheres marcantes contribuíram com a história da humanidade, conheça algumas delas:

Amelia Earhart

Foi a primeira mulher a voar sozinha sobre o Oceano Atlântico. A piloto, seu avião e o navegador, Fred Noonan desapareceram durante um voo sobre o Pacífico, em 1937. Amelia foi a primeira mulher a receber a Cruz de Voo Distinto, uma condecoração militar oferecida pelos pilotos das Forças Aéreas dos EUA por atos de heroísmo e conquistas extraordinárias.

Madre Teresa de Calcutá

A história da religiosa que dedicou a vida a cuidar dos pobres é famosa no mundo inteiro, ela fundou a Congregação Missionárias da Caridade e recebeu o Prêmio Nobel em 1979 pelos feitos e foi canonizada pela igreja católica em 2016.

Maria da Penha

Fundamental na luta pelo fim da violência contra a mulher, Maria da Penha ficou paraplégica após sofrer agressões graves por parte do marido. Na busca por justiça, ela lutou para que mais mulheres pudessem ser amparadas legalmente em casos de violência. A Lei Maria da Penha completa 14 anos, em 2020, no Brasil, e a mulher que inspirou seu nome continua a lutar por todas.

Mulheres inspiradoras passam pelas nossas vidas todos os dias e estão lutando por uma vida melhor para todos. Uma sociedade que acolha e que lhes dê o espaço de igualdade pode transformar nossa sociedade.