Sinta-se jovem e mantenha-se jovem

Postado por: John 29/08/2018 0 Comentários Saúde do Idoso,

Se achar mais novo do que realmente é sempre foi visto por muitos como uma atitude banal e ilusória, induzindo as pessoas a simplesmente aceitarem a idade que tem. No entanto, o médico Jeanyung Chey, da Universidade da Coreia do Sul mostrou o contrário.

 

Intrigado com essa questão, o médico se perguntava se a idade subjetiva era apenas um sentimento ou se isso realmente afetava o envelhecimento. Com isso, reuniu um grupo de amigos e resolveu estudar 68 pessoas com idade entre 59 e 84 anos, todos com boa saúde.

 

As pessoas responderam um questionário referente a percepção que tinham sobre a própria saúde e logo após foram submetidos a ressonâncias magnéticas. Mesmo sendo comum que os idosos tenham algum tipo de declínio cognitivo, como a redução da massa cinzenta no cérebro, por exemplo, as pessoas que se sentiram mais jovens tiveram melhor desempenho nos testes de memória, não apresentaram sinais de depressão e ainda tinham mais massa cinzenta em áreas-chave do cérebro.

 

Os pesquisadores usaram a ressonância para calcular a idade cerebral dos participantes, e concluíram que quem se sente mais jovem, tem a estrutura do cérebro mais jovem, mesmo levando em consideração vários fatores como personalidade, sintomas de depressão e funções cognitivas. Eles também acreditam que hábitos saudáveis contribuem muito para isso, podendo ajudar quem se sente mais velho.

 

Pratique atividades físicas, coma alimentos saudáveis e sinta-se mais jovem!