Novembro Azul alerta sobre a importância de prevenir o câncer de próstata

Postado por: John 18/10/2018 0 Comentários Saúde Do Homem,

A campanha Novembro Azul começou e está mobilizando diversos setores da sociedade em prol da disseminação de informações sobre o câncer de próstata, que, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) poderá atingir 68 mil novos casos em 2018.

O câncer de próstata está entre os mais incidentes entre os homens no Brasil e a maioria dos casos se concentra nas regiões sul e sudeste, consideradas as mais desenvolvidas do país. De acordo com o Ministério da Saúde, o avanço da idade tornou-se fator de risco para o desenvolvimento do câncer, por isso, homens a partir dos 50 anos devem visitar o médico anualmente para a realização do exame preventivo.

Além do tempo, fatores genéticos estão associados ao aparecimento da doença, como casos de pessoas cujos familiares (pai, irmãos ou filhos) desenvolveram câncer de próstata. Para esses, é recomendável iniciar os exames de prevenção a partir dos 45 anos.

O exame, realizado por meio do toque retal, pode ser um tabu para muitos homens. É preciso conscientizar-se de que ele é simples, rápido e pode salvar muitas vidas.