Novembro Azul: como o cuidado com a saúde pode prevenir o câncer de próstata

Postado por: John 05/11/2020 0 Comentários Saúde, Saúde Do Homem,

As mulheres costumam ser mais cuidadosas quando o assunto é saúde. Elas se preocupam mais em realizar acompanhamento médico e prevenir doenças. Para conscientizar os homens de que o cuidado com a saúde deles também é importante foi criada a campanha Novembro Azul, na Austrália, em 2003.

Logo, a associação entre os cuidados com a saúde e a prevenção ao câncer de próstata ganharam destaque, considerando que a doença é a segunda maior causa de morte entre os homens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa de novos casos é de 65.840, sendo que o número previsto de mortes para 2017 era de 15.931.

Todo ano, informações importantes sobre a importância da realização de exames preventivos são compartilhadas para que homens se sintam incentivados a buscar atendimento médico. O exame é simples, rápido e pode salvar vidas.

Qual a idade ideal para iniciar os exames preventivos?

Homens com histórico de câncer de próstata na família devem começar a prevenção aos 45 anos de idade. Já aqueles que não possuem fatores hereditários, devem começar a realizar os exames preventivos aos 50 anos.

Quais exames são realizados?

Na consulta preventiva, o médico realiza o exame de toque retal, em que ele avalia o formato, tamanho e textura da próstata para identificar se existem nódulos. O médico também pode solicitar o exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), em que uma pequena amostra de sangue é coletada para identificar se houve aumento na concentração da enzima. Além disso, o médico poderá solicitar que seja realizada biopsia no caso de ter identificado alterações na avaliação inicial da próstata.

Quais sintomas podem ser identificados pelo paciente?

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, mas alguns sinais podem ajudar a notar que algo não está bem, como jato urinário fraco, sensação de que a bexiga esvaziou totalmente, necessidade de forçar a urina, dor ou ardência ao urinar ou ejacular.

O diagnóstico precoce pode aumentar suas chances de cura. Deixar o preconceito de lado para cuidar da sua saúde ajuda a viver com mais qualidade e a prolongar a vida. Cuide de você!