Maio Amarelo e o respeito às leis de trânsito

Postado por: John 03/05/2022 0 Comentários Saúde,

No mês dedicado à campanhas de conscientização no trânsito, ressaltamos a importância do respeito

 

Durante todo o mês de maio acontece a campanha Maio Amarelo, um movimento criado com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para os altos índices de mortes e ferimentos causados no trânsito em todo o mundo. A ideia é chamar a atenção de toda a sociedade civil e do poder público promovendo ações coordenadas que reúnam informação e ajudem a educar as pessoas para um trânsito mais seguro.

 

O mês de maio foi escolhido pela comunidade internacional como período para falar sobre educação no trânsito devido ao decreto assinado pela Organização das Nações Unidas, que em 11 de maio de 2011 decretou o período de 2011 a 2020 como a Década de Ação para Segurança no Trânsito. O mundo inteiro aderiu a campanha e tem se mobilizado desde então.

 

A cor amarela foi escolhida porque simboliza atenção e é um sinal de advertência utilizado no trânsito. Mas quantas pessoas estão atentas a esse assunto? Considerando que três mil vidas são perdidas diariamente em estradas e ruas em todo o mundo, dá para notar que ainda temos muito para avançar com relação à educação no trânsito.

 

É necessário que a população compreenda que todos fazemos parte do trânsito, seja a pé, de bicicleta, dirigindo um carro, caminhão e pilotando uma moto. Quando saímos à rua, nos tornamos responsáveis pela nossa vida e pela das outras pessoas, no trânsito, isso significa que é preciso que motoristas estejam conscientes sobre a necessidade de respeitar os limites de velocidade evitando distrações.

 

Também quer dizer que o pedestre deve atravessar a rua na faixa e olhar para os dois lados antes de fazê-lo, por uma questão de segurança. Os ciclistas também devem respeitar a sinalização, utilizando itens de segurança.

 

Todos somos responsáveis pelo trânsito. Por respeito. Pela vida.