Maio Amarelo: cinco dicas para um trânsito mais seguro

Postado por: John 11/05/2020 0 Comentários Saúde,

Desde 2011, quando foi criada, a campanha Maio Amarelo busca conscientizar a população sobre a importância de adotar atitudes mais prudentes na direção para evitar mortes no trânsito. A cor amarela, que representa "Atenção", foi escolhida para lembrar as pessoas sobre a campanha e mundialmente são realizadas ações informativas sobre como manter uma direção defensiva.

Não utilize o celular enquanto dirige

Parece óbvio, mas muitos motoristas ainda cometem essa infração. A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego informou que ouso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito no Brasil. A prática pode aumentar em até 400% o risco de acidente, colocando em perigo a vida do motorista, dos passageiros e pedestres.

Se precisar fazer ou receber uma ligação ou ler uma mensagem urgente, pare o veículo numa área segura.

A revisão do seu carro está em dia?

Realizar a revisão anual do seu carro contribui para que ele não apresente problemas durante a condução, pegando você de surpresa enquanto dirige. É fundamental que os níveis de óleo e água sejam sempre checados, além de certificar-se de que pneus, bateria, freio, faróis e lanternas estejam funcionando perfeitamente. Além disso, verifique a validade do extintor e se outros itens de segurança como o triângulo de sinalização veicular não apesentam defeitos.

Seja gentil no trânsito

Muitas campanhas já tiveram esse mote e ele continua sendo relevante por incentivar que motoristas evitem disputas desnecessárias enquanto dirigem. Uma direção que priorize a segurança ao invés da pressa não fará você se atrasar. Dê a preferência.

Utilize a sinalização do veículo

Muitos motoristas esquecem de dar seta antes de fazer uma conversão ou uma ultrapassagem. Tal atitude pode causar acidentes. A sinalização do veículo é a comunicação vigente no trânsito e ajuda os outros motoristas a entenderam quais serão seus próximos passos, assim eles podem decidir a tempo se devem reduzir a velocidade, frear ou dar passagem.

Respeite os limites de velocidade

Os limites de velocidade são estabelecidos de acordo com a movimentação nas vias e sofrem mudanças para ajudar a reduzir acidentes. Portanto, é muito importante respeitar os limites estabelecidos, mantendo atenção redobrada sobre o que acontece no trânsito ao seu redor. Manter uma direção defensiva é sempre a atitude mais inteligente.

Contribua você também com a campanha Maio Amarelo e ajude a deixar o trânsito mais seguro.