Luta contra hepatite é tema do Julho Amarelo

Postado por: John 01/07/2019 0 Comentários Saúde,

 

O Dia Mundial da Luta Contra Hepatites Virais foi criado em 2010 durante Assembleia Mundial da Saúde, pela Organização Mundial da Saúde. Mas a iniciativa em ter um dia dedicado a essa luta nasceu de propostas elaboradas por profissionais e organizações do Brasil.

As principais hepatites virais são os tipos A, B e C. O vírus da hepatite A pode ser transmitido através de alimentos e água contaminadas e também por contato com fezes, mas o corpo costuma curar-se sozinho, eliminando o vírus após um mês ou dois. Causando enfermidade em casos raros.

Já a hepatite B pode se tornar crônica em alguns pacientes. Nesses casos, a pessoa infectada deve seguir as recomendações médicas, tomando os medicamentos receitados para controlar as ações do vírus, que pode afetar a saúde do fígado. A transmissão acontece através de relações sexuais ou se alguém não infectado entra em contato com o sangue de alguém infectado durante o compartilhamento de seringas ou pela transmissão de mãe para bebê.

Contrair hepatite C está ligado ao contato com alicates de manicure que estejam contaminados, corantes e seringas compartilhadas para consumo de drogas. Muitas pessoas não sabem que carregam o vírus no organismo e ele pode contribuir para o desenvolvimento de cirrose e até câncer.

Já existem vacinas disponíveis na rede pública que ajudam a prevenir a contração de hepatite. Além disso, algumas medidas recomendadas pelo ministério da Saúde que podem ser aplicadas, como:

  • Usar preservativo em todas as relações sexuais;

  • Exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagem e de piercings;

  • Não compartilhar instrumentos de manicure e pedicure;

  • Não usar lâminas de barbear ou de depilar de outras pessoas;

  • Não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas inaladas e pipadas, como o crack.

Mantenha os cuidados básicos para a prevenção dessas doenças e não deixe de seguir o calendário de vacinas para prevenir seu bebê de contrair as doenças.

Etiquetas: julho amarelo hepatite