Luta contra a malária volta a chamar a atenção do mundo sobre a doença

Postado por: John 25/04/2019 0 Comentários Saúde,

No ano passado, o estado do Espírito Santo enfrentou um surto de malária. Foram mais de cem casos da doença registrados. Também em 2018, a Organização Mundial da Saúde anunciou que o progresso contra a doença no mundo parou.

As informações divulgadas pela entidade são um alerta para a população e para os governos, sobre a necessidade de políticas públicas amplas de divulgação e prevenção da proliferação da doença.

A malária é uma doença infecciosa causada protozoários transmitidos pela fêmea do mosquito Anopheles. A doença deixa o paciente em estado febril agudo, causando também dores no corpo ou na cabeça, calafrios e muito suor.

O continente africano concentra 90% dos casos da doença. No Brasil, a doença se concentra na região amazônica, nos estados do norte do país Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

A importância em alertar sobre a doença é uma forma de espalhar informações sobre sintomas e tratamentos. O tratamento da malária pode ser realizado por via oral e deve ser rigorosamente seguido, pois ele contribui para que o corpo crie resistência à doença.

Para prevenir, se você estiver em regiões que apresentam riscos, evite ficar perto de água parada ao entardecer, use camisa de manga comprida, use repelentes de insetos em todo o corpo. Usar mosquiteiros para dormir também ajudará a proteger o corpo das picadas de mosquitos. Dependendo da localidade, é recomendado tomar alguns medicamentos antes de viajar.

Neste Dia Mundial da Luta Contra a Malária, compartilhe informação e conhecimento sobre o assunto com as pessoas.