Junho Vermelho: como se preparar para doar sangue

Postado por: John 01/06/2020 0 Comentários Saúde,

O Junho Vermelho foi criado para alertar a população sobre a importância da doação de sangue nesse período, em que costumam ocorrer baixas nos estoques por conta do inverno e do início das férias escolares. A campanha ganha um peso ainda durante a pandemia da Covid-19 por conta do aumento no número de pacientes internados nos hospitais e das baixa oferta por conta do isolamento.

A doação de sangue continua a fazer parte dos serviços que não podem parar durante a pandemia. Ela é essencial pois muitos pacientes, com diferentes necessidades médicas, necessitam de transfusão para recuperação da saúde.

Os hemocentros continuam funcionando durante o período de isolamento social e estão recebendo doadores a partir de cuidados especiais, como o uso de máscaras, respeito ao distaciamento de pessoas e com toda a higienização que é padrão para esse tipo de atividade.

Existem diversos tipos sanguíneos e nem todos são compatíveis, por isso é importante que exista uma variedade disponível nos estoques em todos os hemocentros espalhados pelo país.

Mas é preciso estar em bom estado de saúde para doação:

Pessoas com gripe, resfriado ou febre devem esperar sete dias depois do desaparecimento dos sintomas para realizar a doação, além disso, mulheres que estão amamentando só podem doar sangue 12 meses após o parto.

Preparação pré doação, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde:

  • Alimente-se antes da doação, evitando ingerir alimentos gordurosos pelos menos nas 3 horas que antecedem o procedimento;

  • Se a doação for realizada após o almoço, aguarde 2 horas;

  • É necessário ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas antes da doação;

  • Pessoas com idades entre 60 e 69 anos só podem doar se já tiverem feito antes dos 60 anos;

  • Existe uma frequência máxima anual para doação: até quatro para homens e três para mulheres;

  • O intervalo mínimo entre as doações também varia: dois meses para os homens e três meses para mulheres.

É importante alertar às pessoas que farão doações nesse período, que saiam de casa protegidas com máscara, que higienizem as mãos e evitem leva-las ao rosto.

Etiquetas: doação de sangue