Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo alerta população sobre os perigos do consumo excessivo

Postado por: John 20/02/2020 0 Comentários Saúde,

O Dia Nacional do Combate às Drogas e Alcoolismo foi criado pelo Ministério da Saúde e instituído no dia 20 de fevereiro para alertar sobre os cuidados com o consumo dessas substâncias, que causam dependência e são um problema de saúde pública, além da questão de segurança atrelada ao comércio ilegal de drogas e os riscos causados pela ingestão excessiva de álcool.

Com o objetivo de informar a sociedade sobre os riscos, o órgão tem trabalhado em campanhas não só para conscientizar os adultos, como também para que crianças e adolescentes possam crescer sabendo que o consumo de drogas e de bebidas alcoólicas pode prejudicar a saúde e o convívio social ao longo da vida. É um alerta que busca prevenir a população.

A Fiocruz disponibiliza uma série de estudos relacionados e materiais educativos que ajudam a entender e mapear casos de alcoolismo no país, oferecendo explicações científicas sobre os processos químicos da doença no organismo. Além de publicar materiais sobre a atenção a adolescentes e jovens que estão em situações de risco, com pouco acesso a informação e próximos de grupos de usuários de álcool e drogas.

Hoje em dia, existem centros psicossociais que oferecem atendimento médico e psicológico gratuito, através do Sistema único de Saúde. Eles estão concentrados nos centros urbanos e estão voltados a atender pessoas com dependência a álcool e drogas possam realizar tratamento adequado.

Os prejuízos sociais causados pelo consumo de álcool e drogas incluem problemas familiares, prejuízos financeiros, faltas no trabalho e até perda de emprego.