Dia Mundial Sem Tabaco reforça luta contra o tabagismo

Postado por: John 31/05/2020 0 Comentários Saúde,

A Organização Mundial da Saúde criou o Dia Mundial Sem Tabaco em 1987 para alertar a população sobre mortes e doenças causadas pelo tabagismo. Felizmente, no Brasil, o hábito de fumar tem caído gradativamente nos últimos 13 anos. Nesse período, houve uma queda de 38% no números de fumantes entre a população do país, de acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico.

Mas a luta contra o tabagismo não pode parar e o estímulo para que as pessoas parem de fumar deve começar pelo compartilhamento de informações.

Fumar é prejudicial para todos

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva, a fumaça do cigarro contém em média 3x mais nicotina e monóxido de carbono e até 50x mais substâncias cancerígenas do que a fumaça inalada pelo fumante, ou seja, as pessoas que não fumam e estão próximas de quem está fumando também correm riscos de desenvolver doenças causadas pelas substâncias presentes no tabaco.

Principal causa de câncer no pulmão

O tabagismo é responsável por mais de dois terços das mortes por câncer de pulmão no mundo, sendo este o segundo mais frequente no Brasil. Além disso, outros tipos de câncer podem surgir como consequência do fumo do tabaco, como o de pênis e o de boca.

Padronização das embalagens de cigarro

Em muitos países, assim como no Brasil, a publicidade e promoção de tabaco na mídia e em pontos de venda é proibida e as embalagens de cigarro devem conter informações sobre os riscos do tabaco para a saúde. Em países como Austrália, França, Reino Unido e Irlanda do Norte, foram aprovadas leis para padronização de embalagens de produtos do tabaco, evitando que sejam utilizadas cores e textos com apelo que estimule o consumo.

Parar de fumar aumenta a expectativa e a qualidade de vida em qualquer faixa etária. Então, não desista, procure ajuda médica e psicológica. Esses profissionais poderão contribuir para que você crie mecanismos que ajudam na redução do fumo.