Dia Mundial do Sem Tabaco alerta para os riscos de seu consumo

Postado por: John 31/05/2019 0 Comentários Saúde,

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pela Organização Mundial da Saúde para alertar a população sobre doenças e mortes que podem ser evitadas se as pessoas não pararem de fumar.

Celebrada no dia 31 de maio, a data também tem como objetivo promover a discussão entre governos sobre a aplicação de programas que auxiliem na conscientização dos cidadãos e nos cuidados àqueles com doenças relacionadas ao fumo. Já que o tabaco mata mais de sete milhões de pessoas por ano.

Entre as doenças ligadas ao consumo do tabaco estão os problemas cardiovasculares, além de ser o grande vilão do pulmão, propiciando o aparecimento de câncer nessa região do corpo. Além disso, o tabaco causa dependência física e até psicológica, sendo agressivo também para as pessoas que são expostas à fumaça. Os chamados, fumantes passivos contabilizam cerca de 900 mil mortes ao ano por conta do cigarro.

Outros riscos aos quais estão expostos os fumantes são a impotência sexual e complicações na gravidez e também doenças respiratórias crônicas como bronquite e enfisema pulmonar, que podem levá-las a óbito.

Não é tão simples para as pessoas pararem de fumar. Nesses casos, o ideal é buscar ajuda médica e psicológica. Daí o alerta para que o poder público viabilize o acesso da população à saúde e orientação adequadas, que podem incluir terapias e até a administração de medicamentos.