Dia Mundial da Saúde: lembramos hoje a importância de cada um fazer sua parte pelo bem-estar de todos

Postado por: John 07/04/2020 0 Comentários Saúde,

Criado em 7 de abril de 1948, o Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial da Saúde para conscientizar o mundo sobre a importância da realização de ações que ampliem o acesso amplo da população a serviços de saúde e à informações relacionadas.

Para a OMS, a definição de saúde é: “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”. Reconhecendo que a saúde não deve ficar sob a responsabilidade de apenas um setor, toda a sociedade pode e tem o dever de contribuir com esse segmento.

Durante o surto do COVID-19, que começou em dezembro de 2019 na China e se espalhou pelo mundo, vimos a importância dos serviços de saúde e da disseminação de informações que ajudam a população a se proteger.

Nesse caso, foi possível entender o quanto atitudes individuais podem impactar no coletivo. Já que as pessoas estão em isolamento para evitar a transmissão aqueles que estão nos chamados grupo de risco.

Bem-estar físico, mental e social estão sob os aspectos que definem o que é saúde e portanto, para ter saúde é necessário:

- Alimentar-se de maneira saudável, tendo à mão informações sobre a importância nutricional dos alimentos;

- Realizar atividades físicas diariamente;

- A participação em atividades culturais e de esporte também é uma maneira de manter a mente saudável, a partir de estímulos intelectuais, físicos e do convívio social proporcionado por momentos como esses.

A saúde é um direito universal que deve ser pensado pela sociedade a partir de ações de prevenção, visando o bem-estar de todos. Essa tem sido a principal luta dos profissionais que estão atendendo os casos de coronavírus.

Proteger a população para evitar a transmissão em massa e cuidar para que quadros existentes não evoluam são a prioridade e todos devem fazer sua parte. Juntos.