Dia Mundial da Alimentação chama para reflexão sobre qualidade de vida e saúde

Postado por: John 16/10/2019 0 Comentários Saúde, Alimentação,

Você tem fome de quê? Muitas vezes, negligenciamos nossa alimentação, ingerindo aquilo que é fácil, rápido e já vem praticamente pronto para comer. Esses alimentos ultra processados, costumam conter muitos aditivos químicos e conservantes que não são tão saudáveis para o organismo humano.

Deveríamos aprender desde cedo que alimentar-se com saúde é prioridade e porta de entrada para uma vida plena e saudável, mas somos bombardeados por propagandas e invadidos pelo sentimento de saciedade imediata. Além disso, comer de maneira saudável pode não ser tão simples para pessoas de baixa renda.

O Dia Mundial da Alimentação foi instituído em 1979 pela Organização das Nações Unidas - ONU, com o objetivo de elevar os níveis de nutrição da população mundial, validando a fundação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). A data é também um lembrete sobre o número de pessoas que passam fome no mundo e como podemos encontrar soluções para que elas possam ter acesso a alimentos saudáveis. O relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2018”, mostrou que em 2017, a cada 9 pessoas, uma passava fome.

Além de lutar pela erradicação da fome no mundo, o Dia Mundial da Alimentação reforça a importância de uma alimentação equilibrada para combater problemas de saúde como a obesidade. A segurança alimentar, pontuada nesta campanha, inclui todas as questões que envolvem a alimentação saudável, como a acessibilidade à comida de qualidade em quantidades suficientes e permanentemente.

Refletir sobre esse assunto é refletir sobre um futuro com mais saúde e qualidade de vida para todos.