Dia Mundial da Alergia busca conscientização sobre controle e prevenção da saúde

Postado por: John 08/07/2020 0 Comentários Saúde,

Quantas pessoas você conhece que possuem algum tipo de alergia? Seja respiratória, alimentar ou de pele, elas atingem cerca de 40% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

O Dia Mundial da Alergia foi criado pela Organização Mundial da Saúde com o objetivo de alertar a população mundial sobre a importância da disseminação de informações a respeito de fatores que desencadeiam crises alérgicas que podem colocar em risco a saúde das pessoas.

O que sabemos sobre alergias:

  • Quando o organismo entra em contato com possíveis substâncias agressivas, o sistema imunológico responde para defender o corpo, causando diferentes reações. A reação alérgica é uma resposta exagerada a essas substâncias.

  • A OMS alerta que as doenças alérgicas estão entre as seis doenças mais frequentes do mundo.

  • Alergias respiratórias, como rinite alérgica, asma e sinusite são as mais comuns e podem ser provocadas por elementos no ar, poeira, ácaros, mofo, fumaça, pelos de animais.

  • Já as pessoas com alergias alimentares podem sofrer reações ao ingerir proteínas do leite de vaca, alguns tipos de frutas, frutos do mar, amendoim e até ovo. Nesses casos, as reações podem se manifestar como através de coceiras e do inchaço nos lábios, além de causar vômitos e diarreia em alguns casos.

A prevenção às crises é fundamental para que as reações alérgicas não ocorram, prejudicando a saúde e qualidade de vida do paciente. Para isso, é recomendável buscar ajuda médica, de um profissional especializado no assunto, como o alergologista. Ele fará uma avaliação detalhada do quadro clínico do paciente, solicitando, quando necessário, exames e testes que investiguem a causa das reações alérgicas.

Etiquetas:alergia