Dia Internacional do Celíaco: conheça a doença

Postado por: John 16/05/2022 0 Comentários

O Dia Internacional do Celíaco é uma homenagem ao nascimento do Dr. Samuel Gee, o primeiro pesquisador responsável por reconhecer os sintomas da doença celíaca.

 

Doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio, e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces; provoca dificuldade ao organismo para absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

 

Em 1888, Dr. Gee foi quem observou que os sintomas atingiam crianças e adultos, causando diarreia, gases, inchaço, dor abdominal e vômitos. Para ele, a cura deveria acontecer através da dieta. Então prescreveu que os pacientes deveriam se alimentar muito pouco de alimentos farináceos.

 

Atualmente, o diagnóstico de doença celíaca é realizado através de exames de sangue, considerando que os sintomas são variados e podem ser associados a outras doenças. Geralmente, a manifestação dos sintomas acontece em crianças de até um ano de idade, quando elas começam a ingerir alimentos que contêm glúten e seus derivados.

 

Um diagnóstico demorado pode pode provocar deficiências no desenvolvimento da criança, mas em alguns casos, a doença celíaca se manifesta apenas na idade adulta.

 

A dieta com ausência total de glúten é o tratamento mais indicado para o desaparecimento dos sintomas. Pode ser difícil para os pacientes conviver com restrições alimentares, mas hoje, com a disseminação de informações é mais fácil conseguir receitas e produtos que preservem a saúde de celíacos.

 

No Brasil, a Lei nº 10.674, de 16/05/2003 torna obrigatório que empresas informem nos rótulos a presença de glúten nos alimentos industrializados.