A GlobalFarma não envia boletos de cobrança caso receba algum favor não pagar pois se trata de fraude, todos nossos pagamentos são Intermediados pela pagseguro. Em caso de dúvidas entre em contato com nossa equipe telefone e WhatsApp

Dia Internacional do Celíaco: conheça a doença

Postado por: John 16/05/2022 0 Comentários

O Dia Internacional do Celíaco é uma homenagem ao nascimento do Dr. Samuel Gee, o primeiro pesquisador responsável por reconhecer os sintomas da doença celíaca.

 

Doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio, e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces; provoca dificuldade ao organismo para absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas, sais minerais e água.

 

Em 1888, Dr. Gee foi quem observou que os sintomas atingiam crianças e adultos, causando diarreia, gases, inchaço, dor abdominal e vômitos. Para ele, a cura deveria acontecer através da dieta. Então prescreveu que os pacientes deveriam se alimentar muito pouco de alimentos farináceos.

 

Atualmente, o diagnóstico de doença celíaca é realizado através de exames de sangue, considerando que os sintomas são variados e podem ser associados a outras doenças. Geralmente, a manifestação dos sintomas acontece em crianças de até um ano de idade, quando elas começam a ingerir alimentos que contêm glúten e seus derivados.

 

Um diagnóstico demorado pode pode provocar deficiências no desenvolvimento da criança, mas em alguns casos, a doença celíaca se manifesta apenas na idade adulta.

 

A dieta com ausência total de glúten é o tratamento mais indicado para o desaparecimento dos sintomas. Pode ser difícil para os pacientes conviver com restrições alimentares, mas hoje, com a disseminação de informações é mais fácil conseguir receitas e produtos que preservem a saúde de celíacos.

 

No Brasil, a Lei nº 10.674, de 16/05/2003 torna obrigatório que empresas informem nos rótulos a presença de glúten nos alimentos industrializados.