Combate e Prevenção da Hanseníase

Postado por: John 31/01/2021 0 Comentários Saúde, Medicação,

A hanseníase, vulgarmente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae ou bacilo de Hansen. A velocidade com que o bacilo se reproduz é muito lenta e o período de incubação e aparecimento dos primeiros sintomas pode levar até cinco anos.

O Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase acontece em 31 de janeiro e marca o final do mês dedicado a ações de conscientização sobre a doença, o Janeiro Roxo. No ano de 2016, a Organização das Nações Unidas lançou a Estratégia Mundial para Hanseníase 2016-2020, que cria pilares para a luta contra o preconceito e a discriminação com pessoas que possuem a doença.

O Brasil é o segundo país com mais casos novos de hanseníase, ficando atrás apenas da Índia. De acordo com a Agência Brasil, cerca de 30 mil casos são registrados anualmente no país.

Sintomas

A doença atinge a pele e os nervos periféricos e os sintomas iniciais da hanseníase incluem manchas ou nódulos claros ou escuros na pele que resultam em lesões ou perda de sensibilidade nas áreas afetadas. A pessoa infectada também pode sentir fraqueza muscular e sensação de formigamento nas extremidades do corpo.

A doença pode deixar sequelas progressivas e permanentes quando não tratada no início dos sintomas. Essas sequelas podem gerar deformidades, mutilações, redução da mobilidade dos membros e cegueira.

Transmissão

A transmissão da hanseníase acontece por meio do contato prolongado com a secreção expelida através da tosse ou espirro de pessoas infectadas e que não estão em tratamento.

É importante que a população saiba que hanseníase tem cura e que o preconceito em torno da doença não deve existir. Ao iniciar os cuidados médicos por meio da Poliquimioterapia e medicamentos antimicrobianos, a doença deixa de ser contagiosa.

O Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase busca informar a sociedade sobre os direitos de pessoas que estão com a doença, alertando sobre a importância de receber o tratamento adequado para eliminação dela do organismo. A data também tem como objetivo desmistificar preconceitos em torno do assunto, mostrando que as pessoas com hanseníase devem receber cuidados adequados e têm todo direito de conviver em sociedade.

Etiquetas: hanseniase