Dicas de alimentação saudável para sistema imunológico

Postado por: John 01/04/2020 0 Comentários Saúde, Alimentação,

A preocupação com o COVID-19 tem colocado o mundo inteiro sob alerta para que o número de pessoas infectadas comece a diminuir. Até o início da última semana de março, a quantidade de casos confirmados no mundo ultrapassava os 340 mil. O Brasil já contava com 34 mortes.

Grandes eventos como as Olimpíadas de Tóquio que seriam realizadas entre julho e agosto de 2020 foram adiadas pra 2021 e diversos países fecharam suas fronteiras para evitar que as pessoas circulem com a doença, na intenção de diminuir os riscos de contágio.

Mas além do isolamento, reforçar o sistema imunológico ajuda a barrar a ação de vírus e bactérias. A principal recomendação médica nesse momento é que a população invista em alimentação saudável e na prática de atividades físicas, em casa mesmo, contribuindo para que o organismo reforce suas defesas.

Para ajudar você, separamos algumas dicas de alimentos saudáveis:

  • Consuma vegetais: eles são fonte rica em fibras, ferro e ácido fólico que estão presentes na couve, brócolis e no espinafre. Produtos fáceis de encontrar em mercados e feiras livres;

  • Inclua iogurte natural nas suas refeições: enriquecido em vitamina A e probióticos;

  • Alho: o ingrediente é muito utilizado na culinária brasileira e ajuda a evitar gripes, resfriados, inflamações e infecções através do selênio, zinco e alicina, presentes nesse alimento;

  • Mel é um ótimo anti-inflamatório: ele serve como expectorante, sendo fonte de energia e oferecendo prebióticos que ajudam no funcionamento do intestino;

  • Gengibre é fonte de vitamina C e B6: com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a reforçar a proteção do sistema imunológico.

  • Coma frutas ricas em vitamina C: frutas cítricas como laranja, limão, acerola e morango possuem ação antioxidante e ajudam o corpo a combater infecções respiratórias e gripes.

Seguir as orientações dos agentes e órgãos oficiais de saúde é fundamental para que possamos vencer o coronavírus. Não esqueça de lavar bem as mãos, não leva-las ao rosto e utilizar álcool gel sempre que possível. Essa é uma luta de todos nós.