Como ter uma alimentação saudável e nutritiva?

Postado por: John 31/03/2020 0 Comentários Saúde, Alimentação,

O consumo de alimentos ricos em sódio, gordurosos, ultraprocessados e industrializados oferece risco à saúde, propiciando o desenvolvimento de doenças como a obesidade, hipertensão, doenças do coração e até câncer.

Foi pensando em orientar a população sobre a importância de uma alimentação nutritiva, que o Ministério da Saúde criou o Dia Nacional da Saúde de Nutrição, que tem como objetivo alertar a população sobre a importância em manter um cardápio alimentar variado de produtos naturais, legumes e verduras. Gerando um movimento que defende a importância do consumo de alimentos preparados em casa.

Para isso, é importante conhecer os alimentos e entender como pode compor de maneira saudável o seu cardápio.

- Alimentos minimamente processados ou in natura devem ser a base da alimentação, sua origem é predominantemente vegetal e base para uma alimentação saudável e equilibrada.

- Óleos, gorduras, sal e açúcar devem ser utilizados em pequenas quantidades. Eles são extraídos de alimentos in natura, como a cana-de-açúcar, e contribuem para tornar os alimentos mais saborosos e nutricionalmente balanceados, mas é importante saber que o uso em excesso é prejudicial à saúde.

- Alimentos processados, como legumes em conserva, compotas de frutas, pães e queijos passam por um processo que altera sua composição nutricional, por isso, o ideal é que eles sejam consumidos de maneira limitada, como ingredientes ou como parte de refeições compostas na maior parte por alimentos naturais.

- Alimentos naturais e minimamente processados devem ser priorizados na sua alimentação, ao invés dos ultraprocessados. Água, leite e frutas e comidas frescas podem ser a primeira opção no seu cardápio.

Manter uma alimentação saudável significa viver com mais saúde e disposição. Um profissional de nutrição pode contribuir com a elaboração do cardápio ideal para sua rotina.