Acompanhamento médico regular auxilia na luta contra diabetes

Postado por: John 15/05/2019 0 Comentários Saúde,

A diabetes é uma doença bastante conhecida no Brasil. No país, já são mais de dez milhões de pessoas portadoras da doença, segundo o Ministério da Saúde. A diabetes é causada quando o pâncreas não produz insulina (hormônio responsável por regular a insulina no corpo) suficiente ou quando o corpo não é capaz de utilizar a insulina produzida de maneira eficaz.

Doença crônica, a diabetes não é transmissível e existem tipos diferentes da doença, incluindo a diabetes gestacional, que ocorre temporariamente durante a gravidez. Entre os principais sintomas estão:

  • Aumento do apetite e cansaço excessivo

  • Alterações visuais

  • Vontade de urinar diversas vezes no dia

  • Aumento no risco de problemas cardíacos

Uma vida mais saudável, com alimentação equilibrada e prática de exercícios físicos pode ajudar a minimizar sintomas da doença para quem já vive com ela. Além disso, o diagnóstico precoce da diabetes também contribui para que se tomem medidas que diminuam a agressividade dos sintomas.

O acompanhamento médico ao longo da vida é indispensável para o diabético, com cuidados de uma equipe multidisciplinar para combinar apoio na elaboração da dieta do paciente, na rotina de exercícios e nos cuidados com a saúde emocional.

 

Etiquetas: Diabetes Saude