O câncer de próstata ainda é tabu?

Postado por: John 01/11/2019 0 Comentários Saúde, Saúde Do Homem,

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer com mais incidência entre os homens no país, ficando atrás apenas do câncer de pele. Muito se fala sobre o tratamento de prevenção da doença, mas a realização do exame que a identifica ainda é um tabu.

O exame de toque retal é feito pelo médico que, vestido com uma luva, introduz o dedo no reto para palpar as partes posteriores e laterais da próstata, avaliando sua forma, textura e tamanho. Este exame costuma ser rápido e indolor.

Especialistas recomendam que os exames preventivos sejam realizados pelo menos uma vez por ano em homens a partir de 50 anos, idade em que a incidência da doença é maior. Campanhas como o Novembro Azul são realizadas para que a informação possa chegar a toda população, elucidando questões sobre prevenção e tratamento.

A prevenção da doença é um tópico que está sempre em pauta e que parece muito simples, mas muitas pessoas têm dificuldade de manter hábitos mais saudáveis, muitas vezes por conta de rotinas atribuladas. É importante pensar em novas formas de viver para evitar o desenvolvimento e evolução dessa doença:

  • Ter uma alimentação saudável;

  • Controle de obesidade;

  • Prática de atividade física;

  • Não fumar cigarro;

  • Evitar o consumo de bebida alcoólica.

E mais do que isso, visitar o médico regularmente para que a doença seja identificada logo no início, aumentando as chances de cura com a introdução de tratamentos menos agressivos, conforme diagnóstico médico.

O câncer próstata não deve mais ser um tabu entre os homens, o tratamento e a prevenção significam mais vida.