5 Cuidados ao praticar atividades físicas no verão

Postado por: John 11/01/2019 0 Comentários Saúde, Fitness,

Curtir o verão e se manter em forma ao mesmo tempo parece algo impossível. Afinal, são muitas tentações para todo o lado. Apesar disso, algumas pessoas se mantém firmes em suas atividades físicas, podendo até chegar ao exagero.

A rotina de exercícios deve ter uma atenção especial durante essa época do ano, pois a temperatura está mais quente e os riscos de desidratação são muito maiores. Veja a seguir quais cuidados você deve ter ao praticar atividades físicas no verão:

Evite os horários de pico de temperatura

 

Durante o horário de verão, recomenda-se que o sol das 10h às 16h seja evitado, pois é o período em que os raios solares e o calor estão mais fortes. Para realizar atividades físicas o intervalo deve ser ainda maior. Como o corpo está em movimento, o ideal é escolher horários em que o sol está fraco e a temperatura mais amena. Por isso, os exercícios devem ser feitos antes das 9h e após às 17h.

Beba muita água

A hidratação reduz os casos de insolação, desidratação e previne cãibras durante os exercícios. A desidratação causa exaustão e é um dos problemas mais frequentes nessa época do ano. A prática de atividades físicas, sem a devida ingestão de líquido, pode contribuir com esse quadro.

Faça aulas de natação

A natação é uma atividade completa para o corpo. Ajuda a manter o ritmo cardíaco, trabalha todos os membros do corpo, ao mesmo tempo em que ajuda a refrescar.

Evite os ambientes fechados

Prefira fazer suas atividades ao ar livre, em praças, parques, em quadras, na rua ou no seu condomínio. Locais fechados, como academias, principalmente com grupos de pessoas devem ser evitados.

Cuide da sua alimentação

Durante o verão é natural sentirmos uma queda na sensação de fome, isso acontece devido ao aumento da temperatura. Uma boa alimentação, porém, é fundamental para se manter saudável nesse período. Invista em alimentos leves, muitas frutas, legumes, saladas e vegetais. Evite consumir muito carboidrato, gordura e proteínas.

Com essas dicas você poderá manter sua rotina de exercícios de forma segura e saudável.

Etiquetas: exercicios verão